-
Arquitetos: LXSY Architekten
- Área: 600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Anne Deppe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma segunda pele, os novos interiores se dobram, se misturam e se envolvem no novo Impact Hub Berlin, e também o fazem no edifício existente na Mehringplatz em Berlin-Kreuzberg, projetado por Werner Dittmann na década de 1960.
O projeto captura o espírito do espaço e seu engajamento em direção aos empreendedores sociais que vivem e trabalham todos os dias no Impact Hub Berlin GmbH. Este é um espaço de co-working que dá apoio, nutre e desenvolve start-ups de impacto social. O conceito envolve uma variedade de espaços, como áreas de trabalho dinâmico, áreas de trabalho focado, áreas de descanso, escritórios tradicionais, oficinas, e salas de reuniões e para realizações de eventos.
O conceito é marcado pela justaposição entre aberturas e singularidades, comunicação e silêncio, espaços de trabalho dinâmico e áreas de trabalho focado. A segunda envoltória suavemente se move de um espaço a outro acrescentando as funções e opções necessárias para o programa de cada espaço. É um desenho sutil que configura um ambiente aconchegante e uma atmosfera positiva para a nova cena dinâmica das start-up's.
O desenho escultural dos interiores em madeira se desdobra nas paredes do edifício como revestimento da parede, e também como parte de um elemento funcional que se transforma em mobiliário de cozinha, em móvel para sentar, na 'Skype-box', em uma grande mesa fixa ou espaço de armazenamento. Uma caixa de madeira na parcela mais ao norte dos escritórios é como uma casa dentro de uma casa, que abriga as funções mais clássicas de um espaço de escritórios, como salas de reunião e de oficinas. O espaço livre e amplamente iluminado é dividido por grandes portas de correr transparentes, e uma cobertura que possibilita grande flexibilidade do espaço e aberto para diferentes tipos de eventos e funções.
Participação
Um intenso processo participativo em todas as etapas contou com o envolvimento dos usuários do Impact Hub e serviram para elaborar o conceito de projeto.
A inclusão dos usuários no processo de planejamento, através da criação do "Design Brief" das necessidades da comunidade. Esse programa formou então as linhas guias para o projeto:
- apresentação e feedback dos conceito de projeto. Oficinas com usuários;
- Café "Halbe Treppe", uma reunião de vizinhança e oficinas com os usuários da Mehringplatz;
- Feedback: O que está faltando? Quais são os passos seguintes?
- Quais são as necessidades da vizinhança e o que nós precisamos dos vizinhos?
Implementação
Juntamente com a coordenação das empresas de fornecedores e execução, o processo de participação na fase de implementação ocorreu em dias de "Construção Comunitária", que no sentido pleno do termo, foram dias nos quais a comunidade cresceu junto e descobriu novas habilidades.
Este projeto foi implementado com grande comprometimento das companhias que executaram o projeto, usuários, clientes e arquitetos. Esta colaboração excepcional tornou este projeto único.